MAUY THAI

História do Muay Thai

A história do Muay Thai é antiga. Conhecida como boxe tailandês, a arte marcial nasceu na Tailândia há aproximadamente 2 mil anos. Era usada como método de defesa contra invasores da região onde os ancestrais tailandeses — atual Tailândia — passaram a viver depois de sair da China. Quais os benefícios do Muay Thai? Como qualquer exercício físico, o Muay Thai faz bem para o corpo através da atividade. Você pode conferir alguns dos principais benefícios da prática aqui:

Força

O treino de Muay Thai é ideal para desenvolver a força dos músculos. Grande parte dos músculos são trabalhados, como braços, pernas, costas, peito e abdômen, ajudando no desenvolvimento muscular. Os exercícios feitos com foco na força costumam usar o próprio peso do corpo, sem a utilização de aparelhos. É o caso dos polichinelos, flexões e abdominais, os dois últimos também se encaixando em exercícios de resistência muscular localizada.

Velocidade

A prática do Muay Thai é capaz de melhorar a velocidade do corpo através de exercícios relacionados a movimentos específicos. No caso dos treinos de velocidade no Muay Thai, o chamado sparing é utilizado. O sparing é a prática de treinar a luta com um companheiro.

Flexibilidade

Alongamentos fazem parte do treino de Muay Thai, além de diversos golpes da prática exigirem flexibilidade para que sejam corretamente executados. Treinar Muay Thai melhora a flexibilidade do corpo, permitindo que você alcance posições mais adequadas, tanto para a luta quanto para o dia a dia.

Disciplina

Como qualquer arte marcial, a disciplina é extremamente importante para o Muay Thai. O treino frequente e correto garante que a técnica será aprendida da maneira certa, assim como exercita a disciplina.

Queima de gordura

Um treino de Muay Thai gasta muita energia. Em média, 60 minutos da prática pode eliminar de 500 a 750 calorias, garantindo queima de gordura e, consequentemente perda de peso. Apesar de emagrecer ter mais relação com os hábitos alimentares do que com exercício físico, a prática é um auxílio importante para a perda de peso. Se resolver praticar Muay Thai para a perda de gordura, notará rapidamente a diferença em seu corpo.

Coordenação motora

Qualquer prática esportiva, especialmente lutas, melhora a coordenação motora. O Muay Thai exige movimentação de pernas em coordenação com os braços para que haja mobilidade no ringue ao mesmo tempo em que ataque e defesa se alternam. Pode parecer difícil no começo, mas com a prática, a coordenação motora evolui notavelmente.

Foco

O foco na luta é extremamente importante. Estar distraído durante um combate ou mesmo um simples treino pode fazer toda a diferença na performance. Mesmo que você não planeje usar o Muay Thai como forma de combate, os treinos exigem concentração, o que quer dizer que sua capacidade de se focar é exercitada e também melhora.

Reflexos

A prática de lutas, assim como a de qualquer esporte que exige agilidade e pensamento rápido, melhora os reflexos. As reações são extremamente importantes para o Muay Thai, tanto no ataque quanto na defesa, e elas tendem a melhorar com a prática frequente.

Equilíbrio físico e mental A soma de disciplina, foco, exercícios e concentração ajuda a desenvolver equilíbrio físico, com o fortalecimento dos músculos e os benefícios para a saúde do esporte. A mente é favorecida através da prática esportiva e adoção de hábitos saudáveis.

Metabolismo

Por ser uma atividade muito aeróbica e também gastar enormes quantidades de energia, o Muay Thai causa melhora do metabolismo corporal. O corpo se torna mais eficiente em seu gasto de energia.

Defesa pessoal

Como qualquer arte marcial, o Muay Thai pode ser usado como forma de defesa pessoal. A capacidade de lutar, além da melhora da confiança ocasionada por ela, são grandes aliados na hora de se defender.

Interação e bem-estar

As aulas de Muay Thai podem ser feitas em grupos que estimulam a interação pessoal, o que é saudável para a mente e causa bem-estar. Nas aulas, é possível conhecer pessoas e fazer novos amigos.

Quem pode fazer Muay Thai?

Qualquer um pode fazer Muay Thai. Crianças a partir dos cinco anos de idade treinam Muay Thai, assim como diversas pessoas com mais de 50 anos. O exercício físico proporcionado pela arte marcial traz benefícios para todas as faixas etárias e todos os tipos de corpo. Você pode ser super magra ou mais gordinha, bem novinho ou idoso, ainda assim pode praticar.

Muay Thai feminino

O Muay Thai tem crescido entre o público feminino. Nos últimos anos, percebeu-se que a prática da luta é uma atividade que faz um bem estético enorme, além de ser uma ótima ferramente de defesa pessoal. O imenso gasto calórico é bem-vindo para a definição do corpo e a perda de gordura.

Muay Thai infantil

Crianças são bem-vindas no tatame também! No caso das crianças menores — entre 3 e 6 anos de idade — é mais frequente que a atividade seja com o objetivo de fazê-las gastar a energia que parece ser infinita nessa idade. Quando elas ficam um pouco mais velhas, as técnicas mais focadas do Muay Thai podem ser aplicadas, sempre levando em consideração a faixa etária das crianças, o desenvolvimento e a segurança.

Como começar?

Você pode começar a praticar o Muay Thai a qualquer momento. Indica-se consultar seu médico caso haja condições com as quais se deva ter cuidado, como problemas cardíacos. A avaliação médica garante que o esporte pode ser praticado com segurança.

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